quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A sociedade sem Deus

É decepcionante que a igreja (feita de concreto) esteja sendo objeto de separação entre os povos de diferentes culturas.Praticamente nenhuma religião tem exercido o verdadeiro significado de amor e união entre seus semelhantes,se é que ainda podemos nos igualar aos outros desse modo.
Já vivemos várias transformações no modo de pensar na ligação entre sociedade e Deus,dentre elas o teocentrismo,(do grego θεóς, theos, "Deus"; e κέντρον, kentron, "centro") ,vivido na Idade Média,tendo Deus no centro de tudo e um mundo subordinado as leis divinas,onde havia diversas perseguições por esse motivo a quem questionasse os fatos em que se dava explicações justificadas pela igreja.
Mais adiante,com correntes de pensadores como o Renascimento e o Iluminismo,já no Modernismo e como avanço da ciência e do modo de pensar,impôs-se o antropocentrismo(do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro"),uma sociedade centrada no homem que possui uma justificativa baseado nas ciências biológicas e sociais,de maneira que predomine a razão.
O resultado desenvolvido através das gerações até a atual é a sociedade SEM Deus,ou mais do que isso,que não necessita de Deus para coisa alguma.Exemplo disso é a proposta de lei onde o Estado adota um sistema laico(sem relações oficiais entre o governo e a Igreja) e proibe símbolos religiosos de qualquer repartição pública,,pode parecer insignificante retirar crucifixos de Câmaras,cartórios e outras repartições ,e parece plausível para não desreipeitar as diferenças religiosas,porém se fosse somente isso seria uma atitude inofensiva e coerente. O objetivo mascarado por trás dessa adoção de pensamento é o derradeiro mal,mais do nunca a sociedade quer se livrar de qualquer responsabilidade submissa aos ensinamentos sagrados;
As consequências dessa concretização podem ser catastróficas,um verdadeiro caos,agravando a situação de uma sociedade já doentia,aprisionada dentre paredes de concreto,frente de uma máquina,criando laços virtuais facilmente descartáveis sem nenhum peso na consciência e satisfações.
A falta de amor e caridade se refletem perfeitamente na humanidade de hoje que apenas manifesta sua pobreza existencial e a incapacidade de satisfação através de uma relação de afeto e de sentimentos.A única relação que predomina é de manipulação e uso e desuso,como a lei de Lamarck,como um membro inutilizado que atrofia,quem disse que Lamarck está totalmente equívocado?
Erich Fromm é intenso ao falar de amor:"se eu amo o outro,sinto-me um só com ele,mas como ele é,e não na medida em que preciso dele como objeto para meu uso"[A arte de Amar,pág. 35).
Mais um Natal vem se aproximando,dizem que as pessoas ficam mais humanas...o que é uma pena.Precisamos de humanos que vão além,que sonham e que amam e que não tem medo e nem se arrependem disso e não apenas humanos.
Feliz Natal a todos e boas festas,desejo de coração que possam viver intensamente o significado desta data tão linda.
Karla J.