segunda-feira, 4 de maio de 2009

Filosofia

Noel Rosa

Composição: Noel Rosa

O mundo me condena,

e ninguém tem pena

Falando sempre mal do meu nome

Deixando de saber se eu vou morrer de sede

Ou se vou morrer de fome

Mas a filosofia hoje me auxilia

A viver indiferente assim

Nesta prontidão sem fim

Vou fingindo que sou rico

Pra ninguém zombar de mim

Não me incomodo que você me diga

Que a sociedade é minha inimiga

Pois cantando neste mundo

Vivo escravo do meu samba,muito embora vagabundo

Quanto a você da aristocracia

Que tem dinheiro, mas não compra alegria

Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente

Que cultiva hipocrisia.

Por que o preconceito e hostilidade em relação a Filosofia?

Como vimos na postagem anterior que Schopenhauer desde jovem,sabia que devido a sua condição de filosófo,seria isolado das demais pessoas.

O preconceito surgiu desde VII a.C,com Tales de Mileto,considerado o primeiro filósofo,por ser o primeiro a se preocupar com a origem do universo,estudava os astros,daí já surge a deixa para insinuar seu estudo,algo "abstrato" demais,sem utilidade.Ao menos era o que os gregos acreditavam,pois teoricamente antes de Tales,ninguém nunca se preocupou em explicar a origem do universo com o uso da razão.Platão em sua obra "Teeteto" adverte que essa pilhéria não passa da realidade de quem se dedica a Filosofia.

"Tales era tão interessado no estudo dos astros que costumava caminhar olhando para o céu. Certo dia, absorto em seus pensamentos e raciocínios, acabou tropeçando e caindo em um poço, sendo motivo de riso e caçoada para uma escrava que ali se encontrava. Espalhou-se, então, o boato de que Tales se preocupava mais com as coisas do céu, esquecendo-se das que estavam debaixo de seus pés."

Tales pode ser comparado aos professores de Filosofia do Ensino Médio,mostrando em exemplo mais detalhado,afinal o preconceito de Tales se aplica a todos que se dispõe ao estudo da Filosofia,mas continuando,como tinha dito na primeira postagem,quando o jovem se vê perdido a algo tão abrangente,a Filosofia,além do mais tudo que é novo e desconhecido é alvo de escárnio e ideias sem fundamentos.No primeiro ano do Ensino Médio, logo forma-se o preconceito,pois os conceitos simplistas surgem primeiramente da figura do professor,distraído,lunático,o ser que vive no mundo da lua,classificando também o estudo da Filosofia,assim como aconteceu com Tales e gerando até hoje o preconceito.

Vários filósofos relatam em seus livros a conformidade com a solidão e alguns até aprofundaram-se sobre esse conceito,afirmando que a solidão é algo indispensável ou até mesmo inevitável a quem se interessa pela Filosofia.Alguns filosófos como:Nietzsche,Schopenhauer e Kant são reconhecidos pelo grande pessimismo(eu diria realidade),crítica e valorização da solidão.Mas será que desejavam a solidão e o afastamento das pessoas realmente?Ou serão frutos de decepções e rejeições causadas por pessoas preconceituosas?

Mas me chama muita atenção um trecho de Epícteto,filósofo romano, que além de escravo ainda sofria com o preconceito a seu estudo.Mesmo assim nesse trecho ele "orgulha-se" de não se importar com classificações de seu modo de vida e seus interesses.

"Se você se interessa muito por filosofia,prepare-se para ser motivo de riso e escárnio de todos.Se persistir em seu interesse,saiba que essas mesmas pessoas depois irão admirar você.(...)E que,se por acaso der atenção a fatos externos,para agradar a quem quer que seja,fique certo de que arruinará seu estilo de vida."

Vídeo da música de Noel Rosa http://www.youtube.com/watch?v=WLulUs4WUkU&feature=PlayList&p=8054CEC5A285E3F6&playnext=1&playnext_from=PL&index=6 Versão de Mart'nalia:http://www.youtube.com/watch?v=S2rgFIsOEgc

2 comentários:

Anônimo disse...

Karla, seu blog ficou Fofix a Lot ! kkkkk....
Mudando de assunto, ao embarcar em um mundo filosófico, você está disposta a ser alvo da zombaria ?

Beijos

Karla J. disse...

Num "mundo filosófico"?hummm...

Não me interessa o que os outros irão pensar,eu sei o que terei pela frente,mas sei que valerá a pena,além disso por que eu escolheria algo que me prejudicasse,se ser alvo de zombaria me incomodasse?

Agora pergunto a você,deixaria de fazer algo porque as pessoas zombam de ti?