domingo, 3 de maio de 2009

O que é Φιλοσοφία?

Φιλοσοφία=Filosofia,palavrinha bonita que Pitágoras de Samos,pré-socrático,deu a essa Ciência.
Então o que é a tal Filosofia?
"Definições" de filosofia dos filosófos:
Aristóteles
Platão
Immanuel Kant
Demerval Saviani
Schopenhauer
A filosofia para Aristóteles é, por assim dizer, a mãe de todas as ciências, porque ninguém impõe critérios a ela. Ao contrário, se existem regras, se existem parâmetros para chegar a algo específico, é a filosofia quem os estabelece, pois é do dedutivo, do geral, que partem as linhas orientadoras que guiam a mente do homem em direção a um determinado conhecimento.
Em "Eutidemo" de Platão, é o uso do saber em proveito do homem, o que implica em, 1º, posse de um conhecimento que seja o mais amplo e mais válido possível, e , 2º , o uso desse conhecimento em benefício do homem.
Para Immanuel Kant, é ciência da relação do conhecimento finalidade essencial da razão humana, que é a felicidade universal; portanto, a Filosofia relaciona tudo com a sabedoria, mas através da ciência.
Saviani diz que a filosofia é uma "reflexão(radical,rigorosa e de conjunto)sobre os problemas que a realidade apresenta".
Saviani refere-se apenas a reflexão,mas simplifica demais e refere-se apenas a uma atividade específica da Filosofia,poderia ser uma definição mais técnica,enfim...o "pensar" é uma atividade comum,feita em qualquer outra ciência,não se necessita de filosofia para pensar,como muitos se enganam,definindo a Filosofia até como a "arte de pensar",isso não passa de uma metáfora muito mal formulada.
A filosofia basicamente busca a desbanalização,a quebra do senso comum e a superação de conceitos simplistas e baseados no "nada",por isso exigi-se crítica e reflexão e argumentação,príncipios básicos de quem filosofa.
Para terminar, o conceito de Filosofia em Schopenhauer,quando adolescente,pressentiu o enorme isolamente em que viveria mais tarde,devido ao interesse a filosofia.A que considero a mais bela e simples,pois ele expressa o que é ver o mundo "do alto" e do"orgulho" que tem de sua visão de filósofo,objetiva...
"A Filosofia é uma estrada isolada numa grande montanha(...) e quanto mais subimos,mais isolados ficamos.Quem a percorre não deve temer,mas deixar tudo para trás e abrir caminho,confiante,na neve do inverno.(...)ele logo vê o mundo lá embaixo,suas praias e pântanos somem de vista,seus pontos desiguais se aplainam,seus sons estridentes não alcançam mais os ouvidos.E sua redondeza surge para o caminhante,que recebe sempre o ar frio e puro da montanha e desfruta do sol quando tudo lá embaixo está mergulhado na escuridão da noite."

Nenhum comentário: